Vencendo o drama da ansiedade

Vencendo o drama da ansiedade

Ansiedade - um problema atual e que atinge a todos nós. Como vencer o drama da ansiedade? Eis algumas dicas:   Primeira dica: Creia...

Vencendo o drama da ansiedade

Ansiedade - um problema atual e que atinge a todos nós. Como vencer o drama da ansiedade? Eis algumas dicas:

 

Primeira dicaCreia que Deus está no pleno controle de toda e qualquer situação.

 

Deus é soberano sobre todas as coisas. Nada acontece sem que Deus tenha um plano e propósito. Deus é onipotente e Ele pode fazer tudo o que desejar fazer.

 

O personagem bíblico José reconheceu isso quando disse a seus irmãos: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida." (Gênesis 50.20).

 

Os discípulos de Jesus ficaram desesperados na iminência de um naufrágio, mas Jesus, com duas palavras apenas acalmou o vento e o mar, dizendo: "Acalma-te, emudece" (Marcos 4.39).

 

Marta, irmã de Lázaro, tinha a esperança de Jesus impedir a morte de seu irmão, mas Jesus manifestou a glória de Deus ao ressuscitar Lázaro, já morto há quatro dias.

 

Segunda dicaBusque a Deus e o Reino de Deus em primeiro lugar.

 

O Senhor Jesus propõe, em Mateus 6.33, uma inversão de valores. Ao invés de viver em função da ansiedade, o que causa incerteza, insegurança, ausência de paz, passe a viver em função de Deus e para a glória de Deus. Ao invés de direcionar a vida para si mesmo e para as próprias necessidades, direcione a vida para Deus em primeiro lugar.

 

Quem busca a Deus em primeiro lugar está dizendo a Deus o seguinte: Eu creio que o Senhor tem um plano maior na minha vida, muito maior do que o problema que estou enfrentando; por isso, ao invés de olhar para o meu problema, vou buscar ao Senhor em primeiro lugar e viver para a sua glória.

 

O que acontece com aqueles que vivem para Deus em primeiro lugar? Deus dará a eles tudo o que precisam para a vida, pois, Deus cuida dos seus. Jesus, o Filho de Deus, disse isso.

 

Terceira dicaTroque a ansiedade pela oração.

 

O que isto significa? De acordo com Filipenses 4.6, significa que quando a ansiedade chegar, devemos buscar a Deus em oração. Assim, ao invés de pensar na ansiedade, passamos a pensar em Deus, em seu poder soberano, em buscá-lo em primeiro lugar.

 

A mente e o coração se tornam cheios de Deus e a ansiedade é colocada em segundo lugar.

 

Se é paz que desejamos, a oração nos conduzirá à paz, pois, depois de trocar a ansiedade pela oração, a paz de Deus tomará conta e invadirá o coração e a mente (Filipenses 4.7).

Estas dicas não devem ser observadas uma vez por mês, mas devem ser uma prática constante, ou seja, um estilo de vida: (1ª) Creia que Deus está no pleno controle de toda e qualquer circunstância; (2ª) Busque a Deus e o Reino de Deus em primeiro lugar; (3ª) Troque a ansiedade pela oração.

 

Desta forma, o drama da ansiedade pode ser vencido.

 

Rev. Wagner Leite Bonfim